sábado, 24 de abril de 2010

Principais astros do Universo


O universo é formado por vários astros, sendo eles oito planetas (a partir do dia 24/08/2006 o Sistema Solar passa a ser composto por oito planetas, após a reunião da União Astronômica Internacional (IAU) que rebaixou Plutão à categoria de "planeta anão"), as estrelas, os satélites, os cometas e os asteróides e meteoritos. Alguns desses astros possuem luz própria outros não.
Planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são os planetas que giram em órbitas elípticas ao redor do Sol, estrela que dá nome ao Sistema.  O planeta mais próximo do Sol é Mercúrio, cuja superfície é coberta de crateras.  O planeta mais próximo do Sol é Mercúrio, cuja superfície é coberta de crateras. O segundo planeta mais próximo do Sol é Vênus, sua atmosfera é composta principalmente por dióxido de carbono (96%) e nitrogênio (3%). A Terra é o terceiro planeta mais próximo ao Sol, a uma distância média de quase 150 milhões de quilômetros, seu único satélite é a lua. Marte, o quarto planeta do Sistema Solar, é o sétimo quanto à massa, é conhecido como o "Planeta Vermelho". Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, caracteriza-se por uma grande mancha avermelhada em sua atmosfera, devido a uma tempestade que já dura 300 anos. O sexto planeta é Saturno, conhecido por seus anéis, juntamente com Júpiter é o planeta do sistema solar com mais luas ao seu redor (entre 17 e 31). Urano tem uma coloração esverdeada devido à presença de metano em sua atmosfera, possui um eixo de rotação tão inclinado que chega a ter os pólos praticamente elípticos. Netuno é, a partir de agora, o último planeta do sistema. A seu redor orbitam treze satélites. Assim como Urano, é esverdeado pela presença de metano em sua atmosfera.
Estrelas: As estrelas nascem de enormes nuvens de gás hidrogênio, o elemento químico mais abundante no Universo. Quando jovens são azuis, muito energéticas e turbulentas. Mas com o tempo (muito tempo...) vão mudando de cor. Do azul para o branco, depois o amarelo (meia-idade, como o Sol), o alaranjado e finalmente o vermelho. Estrelas anãs amarelas ou vermelhas são estáveis e brilham por tempo suficiente para a vida surgir e evoluir em eventuais planetas ao seu redor. Mas elas também podem ser gigantes vermelhas. Astros inchados, num esforço desesperado para se manter brilhando. Mas nem mesmo as estrelas duram para sempre.
Sol:  O Sol é o objeto mais proeminente em nosso sistema solar. É o maior objeto e contém aproximadamente 98% da massa total do sistema solar. Cento e nove Terras seriam necessárias cobrir o disco do Sol, e em seu interior caberia 1,3 milhões de Terras. A camada externa visível do Sol é chamada fotosfera, e tem uma temperatura de 6.000°C. Esta camada tem uma aparência turbulenta devido às erupções energéticas que lá ocorrem
Constelações: são agrupamentos aparentes de estrelas os quais os astrônomos da antiguidade imaginaram formar figuras de pessoas, animais ou objetos. Numa noite escura, pode-se ver entre 1000 e 1500 estrelas, sendo que cada estrela pertence a alguma constelação. As constelações nos ajudam a separar o céu em porções menores
Meteoritos: são fragmentos de corpos sólidos naturais (asteróides, lua, marte, cometa...), que vindos do espaço penetram a atmosfera terrestre, se incandescem pelo atrito com o ar e atingem a superfície terrestre.
Galáxias: Denominamos galáxia a uma gigantesca acumulação de estrelas, poeiras e gás, que aparece isolada no espaço e cujos constituintes se mantêm unidos entre si devido a mútuas interações gravitacionais.
Este texto foi uma montagem, os originais estão aqui, aqui e aqui.

23 comentários:

  1. isso é bem complicado,não consegui decorar nenhum

    ResponderExcluir
  2. se vcs estudasem não seria tão dificil assim

    ResponderExcluir
  3. Isso é muito interessante

    ResponderExcluir
  4. Fala sério! Isso é fácil D+!!!

    ResponderExcluir
  5. gostei d+ esse site me ajudou muito pois só tenho13 anos sou apaixonada por astronomia e quero ser astronoma quando crescer e isso só aperfeiçoou meu pouco conhecimento obrigada

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. fdp e vc seu sem NOÇÃO BESTA VAGABUNDO CHATO vou te processar por entrar EM um cite e ficar CHAMANDO OS OUTRO DE FDP seu feio!!!!HÁÁÁ QUEM CHINGA E QUE E O FDP TA SEU BUNDÃO CU CAGADO NÃO SEI QUEM É VC MAS JA DESCUBRI TUA INDENTIDADE SABE QUAL E CARA DE LIXO SEM USO NENHUM SE VC NAO QUER ESTUDAR JA E PROBLEMA TEU ESSE CITE E PARA OS INTERESSADOS E NAO PARA MACONHEIRO OUUU MACONHEIRAAA IGUAIS A VC SEU INGNORANTEEEE XAU LIXOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  7. o pior ignorante é aquele que não procura aprender

    ResponderExcluir
  8. Muito bom esse cite ajuda muitas pessoas como eu e para aqueles que entra no cite só para xingar os outros e claro que essa pessoa e um lixo tanto em sala de aula quanto no mundo essas pessoas são sem noção e muito besta querem se aparecer mas só faz outros lixo igual si mesmo a rir porque os dedicado não escuta quem não que nada presta atenção seus bando bundão sai fora daqui isso não é para vocês vão CRESCER depois volta para saber melhor sobre o que e bom e o que e ruim BOA SORTE!!!!!!!!! E continue assim quem se dedica nós vamos longe QUE ESSES LIXO FICA PARA TRÁS......ASS ANA CLARA TENHO 10 ANOS MAS NÃO FICO DE GRACINHA/////

    ResponderExcluir
  9. Só pra começar, é SITE o jeito correto de escrever !

    ResponderExcluir
  10. claro que no Universo não existem SÓ oito planetas, né...

    ResponderExcluir
  11. gostei mais preciso de um texto mais resumido para a prova do oba

    ResponderExcluir
  12. EU CONSEHUI DECORAR AS CONSTELAÇAO E MUITO FACIO DE DECORAR.E MIM AJUDO MUITO PARA FAZER MEU TRABALHO DE FISICA

    ResponderExcluir
  13. Por que o sol foi colocado separado das estrelas?

    ResponderExcluir